terça-feira, 24 de novembro de 2009

SUS - rir para não chorar!

Um dia desses,por uma obra do destino,sofri um acidente de carro. Me arrebentei,mas tirando isso não sofri grandes danos. O fato foi que eu desloquei o braço. E como plano de saúde está para pobre assim como punição está para o Senado,tive que recorrer ao sistema público,que justamente por ser público,deveria ser o melhor.Eu disse DEVERIA.

Ponta Grossa,12 de novembro de 2009 - Centro de atenção à saúde(CAS)

12:30 - 25 pessoas estão no CAS.15 sentadas e 10 de pé.Chego na recepção e perguntam se eu era "di maior". Respondi que sim e pediram minha identidade. Me ferrei.Tenho 17 anos .O rapaz disse que só poderia entrar acompanhada de um maior. Liguei pro meu namorado. Nesse meio tempo, duas crianças começaram a chorar ao mesmo tempo.


13:30 - Chegam mais 15 pessoas. Meu namorado chegou e ficamos na fila da senha. 15 minutos depois pegamos uma. Número 17. Abri um sorriso e pensei "logo serei atendida".

14:00 - Chamaram o número 1. Cansada de contar os quadrados da parede,resolvi ouvir música.

14:30 - Chamaram o número 2. Meu braço está latejando e começei a mancar.

15:00 - Meu namorado não pára de bater o pé no chão. Chamaram o 5. Tô ouvindo "Que país é esse" e do nada me dá vontade de espancar os enfermeiros e os recepcionistas,que no momento estão assistindo futebol na TV, junto com a cara da farmácia - Chuta pro gol,pqp. Um garotinho arruma briga com o guri do lado e leva uma surra da mãe.

15:30 - Consegui me controlar e não espanquei ninguém. Algumas pessoas ,injuriadas,deixam o local. Uma mulher vai até a bancada e reclama da demora. Os recepcionistas,com olhar de peixe-morto,dizem que só tem UM dos 4 médicos atendendo. Descubro que aquelas senhas não são para consultar,são pra tirar a pressão.

16:00 - Acabou a bateria do meu celular.O guri leva a 2ªsurra. O pediatra vai embora dizendo que já atendeu dez pessoas(5 minutos de atendimento e 10 de descanso),e está esgotado. O médico sai sob protestos das mães. O recepcionista aproveita e diz que não vai ter mais pediatra. Quem precisar que venha amanhã. Uma das mães começa a chorar. Chamam minha senha. O enfermeiro pergunta se estou bem. BEM?????nem precisa dizer o resto.

16:30 - Tenho uma vontade psicótica de bater minha cabeça seguidamente na parede.Chega o pai do guri e lhe aplica a 3ªsurra. Os 2 médicos chegam ao mesmo tempo e dizem boa tarde. Eu começo a rir sem parar da cara-de-pau dos sujeitos.Veja você,o cara tinha que chegar 12:00,chega às 16:30 e ainda diz boa-tarde. Pra não ser injusta,formulei teorias.

*Alguém da família morreu? - descartada,pois não existe a possibilidade de alguém ter tantos parentes a ponto de morrer um a cada dia.

*O médico está doente - descartada pelo rubor nas faces e sorriso na cara do indivíduo.

*O médico mora longe - descartada também porque morar longe é coisa de pobre.Você conhece algum médico pobre? Eu não.

*O médico do SUS ganha pouco e por isso avacalha - R$10.000 pra você é pouco???

Enfim,depois de pensar muito concluí que não existe justificativa para falta de vergonha na cara e profissionalismo. Aí me pergunto:Por quê estudar 6 anos para ser médico,e trabalhar no SUS se não quer atender pobre? Quem me responder será meu novo guru.

17:00 - Começo a pensar em suicídio quando o médico me chama..Ele pergunta qual é o meu problema e comento do acidente.Ele conclui que se eu estou respirando e o coração está batendo,está tudo bem e receita o diclofenaco.Pede uma "chapa" só pra não ficar chato e manda chamar o próximo.

17:05 - Saio do CAS em estado de choque com o total descaso e concluo que se eu não quiser morrer jovem é melhor eu arrumar um plano de saúde.Esse tipo de médico deveria se envergonhar de jurar em vão.Uma total e escancarada vergonha.

2 comentários:

  1. Ficou bem legal.
    Tem que botar a boca mesmo, se puderes, manda isso pro mnistério da saúde e pra alguns políticos, pode ser que eles leiam.
    E sim, não dá pra depender do SUS, eu, graças ao meu trabalho suado, posso pagar um planinho vagabundo, mas que me libera de longas esperas...

    ResponderExcluir
  2. os medicos se atrasam simplesmente pq nao tem q "bater cartao" e tem emprego garantido por serem empregados concursados
    ;D

    eu graças nunca passei por ficar na fila por ter se assidentado mas imagino soh pelo que ja vi... depois dizem ainda que o sistema de saude do parana esta bom! teh parece mesmo né? srsrs
    eu nao sei onde tanto eh aplicado os recursos do país pq era pra se direcionar em peso em educacao (educacao gera um povo mais critico e sabio pra decidir e opinar) e em saude (saude faz com que tenhamos mais mao-de-obra disponivel e que se polpe mais recursos ateh mesmo na propria saude...)

    Passar a tarde inteira pra ouvir do medico uma mentira é tenso neh? se fosse pior teu estado acho que nem estaria viva mais pra ele perguntar "como esta" rsrsrs

    ResponderExcluir

Dê sua opinião(positiva ou negativa)